OLÁ! SEJA BEM VINDO! Estudantes de Contabilidade, e empresários interessados em assuntos na área contábil! Neste Blog você irá encontrar diversos assuntos do dia a dia das empresas. Consulte aqui os arquivos do blog, use o índice por assuntos, assim como as diversas notícias e vídeos . Abraços! e boa leitura. J. Paulo Silvano Contabilista Proprietário e Sócio da Actmilenio@ desde 2003. ASSESSORIA CONTÁBIL TERCEIRO MILÊNIO LTDA

terça-feira, 16 de julho de 2013

Governo do RS anuncia redução de ICMS para insumos industriais

Governo do RS anuncia redução de ICMS para insumos industriais

image

Alíquota em agosto cairá de 17% para 12% sobre saídas de indústrias. Serão beneficiadas 40 mil micro e pequenas empresas de 16 setores.
O governo do Rio Grande do Sul anunciou nesta segunda-feira (15) a redução de ICMS de 17% para 12% sobre a aquisição de insumos de indústria para indústria no mês de agosto. Segundo a Secretaria da Fazenda (Sefaz), a medida tem como objetivo estimular o setor e desestimular aquisições de outros estados.
“A medida está sendo tomada para dar maior competitividade à indústria gaúcha no momento em que o setor começa a dar sinais de declínio de sua atividade”, explica o secretário da Fazenda, Odir Tonollier.
Conforme a Sefaz, o decreto desonera a produção sem prejuízo da arrecadação de ICMS na medida em que transfere o recolhimento para a fase de comercialização. Inicialmente, a medida beneficiará 16 segmentos, mas pode ser estendida a outros setores após avaliação de impacto econômico da iniciativa.
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-RS) e do Sebrae-RS, Vitor Koch, diz que a medida vai beneficiar 40 mil micro e pequenas empresas do estado optantes do Simples e terá reflexo na redução de preços para o consumidor final.
Os setores beneficiados são arroz; café, chá, erva-mate e especiarias; comunicações; cosméticos, perfumaria e óleos essenciais; energia elétrica; equipamentos e material médico-odontológico; farinha de cereais; indústria extrativa mineral; indústria oceânica; laticínios; madeira e seus produtos; medicamentos; optica, precisão e foto; produtos minerais; têxtil, vestuário e malharia; tintas e corantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Actmilenio@ solicita que deixem aqui seus comentários: