OLÁ! SEJA BEM VINDO! Estudantes de Contabilidade, e empresários interessados em assuntos na área contábil! Neste Blog você irá encontrar diversos assuntos do dia a dia das empresas. Consulte aqui os arquivos do blog, use o índice por assuntos, assim como as diversas notícias e vídeos . Abraços! e boa leitura. J. Paulo Silvano Contabilista Proprietário e Sócio da Actmilenio@ desde 2003. ASSESSORIA CONTÁBIL TERCEIRO MILÊNIO LTDA

quinta-feira, 11 de junho de 2015

SPED Contábil- até 30/06/2015

SPED Contábil: Prazo para entrega é até 30 de junho junho 11, 2015 em Geral por Karin Rosário93 visualizações inShare0 Email0inShare EmailinShare011.06.2015 A ECD (Escrituração Contábil Digital) deve ser enviada à Receita Federal com as assinaturas digitais, tanto do responsável legal, quanto do contador.

O prazo para a entrega é até o dia 30 de junho de 2015. Os arquivos eletrônicos referentes ao SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) Contábil, também conhecido como ECD, referentes ao exercício de 2014, deverão ser entregues por todas as empresas aderidas ao Lucro Presumido ou Lucro Real, como também pelas cerca de 300 mil organizações sociais sem fins lucrativos do país. Ressalta-se que a entrega do SPED Contábil no prazo estipulado é uma determinação da Receita Federal. Porém, as sociedades simples e as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional estão isentas dessa obrigação.

De acordo com a Instrução Normativa DNRC no 107/08, o Livro Digital tem que ser assinado somente comcertificados digitais e-CPF do tipo A3, padrão Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Nesse procedimento, podem ser indicados, no mínimo, dois signatários: a pessoa física que, segundo os documentos arquivados na Junta Comercial, tiver poderes para a prática de tal ato, e o contabilista.

Não existe um número limite de signatários, entretanto, salienta-se que é necessária atenção, visto que o PVA (Programa Validador e Assinador) do Sped Contábil não aceita procuração eletrônica e apenas permite que o contabilista assine o arquivo eletrônico depois que todos os representantes da empresa listados no registro J930 tiverem assinado.

 Dessa forma, se todos os signatários já tiverem e-CPFs, de modo a evitar inconveniências, é aconselhável ficar atento quanto ao prazo de expiração do documento (3 anos em média), como também conferir a validade de cada certificado digital para verificar se existe necessidade de renová-lo antes da entrega.

Destaca-se que o certificado digital é um documento eletrônico que identifica com segurança pessoas ou empresas no mundo virtual e é por esse motivo que ele é solicitado no momento da entrega do SPED Contábil. “O certificado digital tem validade jurídica, oferece identificação segura na troca virtual de documentos, mensagens e dados.


O seu uso proporciona vantagens como redução de custos, autenticidade e máxima segurança na comunicação eletrônica”, afirma o diretor de Novos Negócios e Identificação Digital da Boa Vista SCPC, Angelo Tonin. Fonte: Segs - See more at:

fonte: http://www.spednews.com.br/06/2015/sped-contabil-prazo-para-entrega-e-ate-30-de-junho/#sthash.PXuJmQV6.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Actmilenio@ solicita que deixem aqui seus comentários: