OLÁ! SEJA BEM VINDO! Estudantes de Contabilidade, e empresários interessados em assuntos na área contábil! Neste Blog você irá encontrar diversos assuntos do dia a dia das empresas. Consulte aqui os arquivos do blog, use o índice por assuntos, assim como as diversas notícias e vídeos . Abraços! e boa leitura. J. Paulo Silvano Contabilista Proprietário e Sócio da Actmilenio@ desde 2003. ASSESSORIA CONTÁBIL TERCEIRO MILÊNIO LTDA

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Acordo para reformatar ICMS pode sair 'em pouco tempo', diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou após reunião com a presidente Dilma Roussef e governadores do Norte e Nordeste, que a reformatação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) poderá sem implementada “num futuro próximo”.



“Em pouco tempo poderemos ter um grande acordo para a reformatação do ICMS no Brasil”, disse Mantega. Segundo ele, o objetivo é modernizar ao tributo que mais causa problemas na produção e garantir que os estados tenham mais capacidade de investimentos para desenvolvimento regional. "Estamos ficados no ICMS, depois vamos tratar de outros temas da agenda tribnutária".



Os governadores defenderam compensações para a entrada em vigor de uma nova alíquota interestadual de ICMS e entregaram um documento conjunto com medidas a serem encaminhadas tanto no âmbito executivo como legislativo.



De acordo com o Mantega, entre as medidas compensatórias defendidas pelos estados está a convalidação dos benefícios fiscais já concedidos pelos governos estaduais, a revisão da correção das dívidas estaduais junto ao governo federal, o uso de tributos federais para a implementação de políticas de desenvolvimento regional que estimulem a instalação de empresas no Norte e Nordeste e a mudança no modelo de tributação das operações de comércio eletrônico, que hoje se dá na origem e não no destino.



“É necessário uma medida que equilibrasse a tributação entre estados produtores e consumidores, para que haja compartilhamento. Hoje o tributo é exclusivamente cobrado no estado que origina [a mercadoria]”, disse Mantega.



O ministro disse que o governo vê com "simpatia" essas medida desde que foram aprovadas "no bojo da redução do ICMS".



Guerra fiscal

Preocupado com a decisão do Supremo Tribunal Federal de declarar a “guerra fiscal” promovida pelos estados como inconstitucional, Mantega disse que o governo pretende reduzir a alíquota do ICMS.



“Esse modelo se esgotou. Estamos propondo a modificação dessa estrutura tributária, reduzindo o tributo interestadual. Fiz essa proposta a todos os governadores”, afirmou. A chamada “guerra fiscal” é a prática de governos estaduais de conceder isenção ou alíquota menor do que a do IMCS a empresas específicas.



"Ao longo desses anos os governos deram benefícios fiscais específicos e, como estão sendo questionados judicialmente, há possibilidade de serem eliminados, o que deixaria os estados em situação difícil. Os concedidos até agora estariam válidos e não ficariam sujeitos a ações", disse o ministro.


Fonte: Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Actmilenio@ solicita que deixem aqui seus comentários: