OLÁ! SEJA BEM VINDO! Estudantes de Contabilidade, e empresários interessados em assuntos na área contábil! Neste Blog você irá encontrar diversos assuntos do dia a dia das empresas. Consulte aqui os arquivos do blog, use o índice por assuntos, assim como as diversas notícias e vídeos . Abraços! e boa leitura. J. Paulo Silvano Contabilista Proprietário e Sócio da Actmilenio@ desde 2003. ASSESSORIA CONTÁBIL TERCEIRO MILÊNIO LTDA

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Momento da economia sugere cautela para pequena empresa

Empresário deve estar atento ao que acontece no País para manter o bom desempenho obtido até o momento

 Do Estadão PME- SP

Muitas empresas já notaram em seu próprio caixa as alterações no cenário econômico. As chamadas medidas macroprudenciais e o ciclo de aumento de juros promovido pelo governo mudaram o rumo dos ventos da economia e desde abril as empresas - em especial as pequenas - passaram a registrar vendas menores.



Com preços em alta e crédito mais caro, os consumidores repensaram as compras. E após 18 meses consecutivos de alta, os negócios de pequeno porte apresentaram redução de 1,5% no faturamento de abril deste ano em relação a igual período de 2010, aponta o Sebrae-SP.



Além de não comprar, o cliente também começa a dar sinais de que pode parar de pagar. A inadimplência nas compras a prazo no varejo subiu 8,21% em maio frente ao mesmo mês de 2010, o que levou a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) a recomendar uma restrição na concessão de crédito aos consumidores.



"A situação é preocupante porque já são quatro meses de aumento na inadimplência. A única coisa pior que não vender, é vender e não receber", afirma o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro.Os registros junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) feitos entre janeiro e maio acumulam alta de 3,61% na comparação com os cinco primeiros meses de 2010.



Por isso, Reinaldo Messias, consultor do Sebrae-SP, o momento sugere ao dono de um pequeno negócio a seguinte estratégia: "Os empresários têm de ser mais conservadores ao montarem estoques e projetarem vendas. Pode ser necessário reduzir o lucro para ganhar competitividade."

FONTE: O ESTADÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Actmilenio@ solicita que deixem aqui seus comentários: