OLÁ! SEJA BEM VINDO! Estudantes de Contabilidade, e empresários interessados em assuntos na área contábil! Neste Blog você irá encontrar diversos assuntos do dia a dia das empresas. Consulte aqui os arquivos do blog, use o índice por assuntos, assim como as diversas notícias e vídeos . Abraços! e boa leitura. J. Paulo Silvano Contabilista Proprietário e Sócio da Actmilenio@ desde 2003. ASSESSORIA CONTÁBIL TERCEIRO MILÊNIO LTDA

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Rio Grande do Sul introduz diversas alterações no RICMS

Rio Grande do Sul introduz diversas alterações no RICMS

Os Decretos 47.509 a 47.520, de 29-10-2010, publicados no DO-RS de 1-11-2010, introduziram diversas alterações no RICMS-RS. Veja a seguir, um resumo dos referidos atos:

- Decreto 47.509/2010 - Modifica a base de cálculo para a apuração do débito de responsabilidade por substituição tributária nas operações com bebidas quentes.

- Decreto 47.510/2010 - Introduz ajustes relativos à substituição tributária, incluindo a adequação da base de cálculo, nas operações com produtos alimentícios, artigos de papelaria, produtos eletrônicos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, materiais elétricos, bicicletas, brinquedos, materiais de limpeza, instrumentos musicais, ferramentas, artefatos de uso doméstico, produtos de colchoaria e materiais de construção, acabamento, bricolagem ou adorno.

- Decreto 47.511/2010 - Prorroga, de 30-6-2011 a 31-3-2012, o crédito fiscal presumido de ICMS concedido aos fabricantes de rolhas, tampas, cápsulas e outros dispositivos para fechar recipientes.

- Decreto 47.512/2010 - Estabelece diferimento do pagamento do ICMS na importação de sementes de canola e de girassol, bem como exclui a responsabilidade pelo pagamento do ICMS diferido nas hipóteses em que venham a sair ao abrigo de isenção prevista no art. 9º, VIII, "e".

- Decreto 47.513/2010 - Dá nova redação a dispositivos que tratam das limitações à apropriação de crédito fiscal por transferência, objetivando:

a) esclarecer que no cálculo desses limites será considerado o imposto devido por todos os estabelecimentos da empresa no Estado;

b) introduzir ajustes técnicos decorrentes da alteração de que trata a alínea acima.

- Decreto 47.514/2010 - Introduz ajustes relativos à substituição tributária, incluindo a adequação da base de cálculo, nas operações com cosméticos, perfumaria, artigos de higiene pessoal e de toucador.

- Decreto 47.515/2010 - Concede, a partir de 30-7-2010, crédito fiscal presumido de ICMS às cooperativas de eletrificação que relaciona, nos montantes especificados, a ser utilizado em 12 parcelas mensais e iguais, condicionado à aplicação integral do valor na execução do Programa "Luz para Todos" e convalida os atos praticados no período de 01 a 29/07/10.

- Decreto 47.516/2010 - Inclui as preparações opacificantes (contrastantes) para exames radiográficos e reagentes de diagnóstico no regime de tributação por substituição tributária e efetuam ajuste técnico em dispositivos que tratam dos códigos da NBM/SH-NCM de produtos farmacêuticos sujeitos a substituição tributária; inclui o Estado de Santa Catarina no regime de tributação por substituição tributária nas operações com produtos farmacêuticos; introduz modificações relativas à substituição tributária nas operações interestaduais com energia elétrica não destinada à comercialização ou à industrialização; convalida os procedimentos adotados pela montadora ou importador, no período de 1° de outubro a 15 de dezembro de 2009, referente à aplicação do disposto no Convênio ICMS 116/09; introduz modificação relativa aos procedimentos a serem adotados pela refinaria de petróleo para a apuração do imposto de substituição tributária nas operações com combustíveis.

- Decreto 47.517/2010 - Elimina referências ao Livro I, art. 27, VII, que passou para VIII, por renumeração, passando a referir diretamente a alíquota.

- Decreto 47.518/2010 - Aumenta em dois pontos percentuais o crédito fiscal presumido para os estabelecimentos fabricantes dos produtos acabados de informática e automação e outros produtos relacionados nos Apêndices XIII e XIV; concede diferimento parcial do pagamento do imposto, nas saídas internas de matérias-primas, material secundário, material de embalagem, peças, partes e componentes, destinados a estabelecimento industrial localizado no Estado, para a fabricação de produtos acabados de informática e automação e de outros produtos que especifica.

- Decreto 47.519/2010 - Dispensa a exigência de despacho aduaneiro em território deste Estado na importação de sementes, na hipótese em que a legislação federal exigir que o despacho aduaneiro ocorra em outra unidade da Federação.

- Decreto 47.520/2010 - Autoriza, até o dia 14-10-2010, o pagamento do ICMS vencido no período da paralisação funcional nos estabelecimentos bancários; Permite a compensação do montante dos acréscimos legais incidentes no pagamento do ICMS realizado após a data de vencimento em razão da paralisação funcional nos estabelecimentos bancários; autoriza, até o dia 14-10-2010, o pagamento do IPVA vencido no período da paralisação funcional nos estabelecimentos bancários; autoriza, até o dia 14-10-2010, o pagamento do ITCD vencido no período da paralisação funcional nos estabelecimentos bancários.





Fonte: COAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Actmilenio@ solicita que deixem aqui seus comentários: