OLÁ! SEJA BEM VINDO! Estudantes de Contabilidade, e empresários interessados em assuntos na área contábil! Neste Blog você irá encontrar diversos assuntos do dia a dia das empresas. Consulte aqui os arquivos do blog, use o índice por assuntos, assim como as diversas notícias e vídeos . Abraços! e boa leitura. J. Paulo Silvano Contabilista Proprietário e Sócio da Actmilenio@ desde 2003. ASSESSORIA CONTÁBIL TERCEIRO MILÊNIO LTDA

terça-feira, 18 de novembro de 2014

NOTA FISCAL ELETRÔNICA EM PORTO ALEGRE

Porto Alegre ganha nota fiscal eletrônica de serviços

Segundo secretária da Fazenda, iniciativa dará mais agilidade na emissão
Porto Alegre lança nota fiscal eletrônica de serviços | Foto: Evandro Oliveira / PMPA / CP
Porto Alegre lança nota fiscal eletrônica de serviços | Foto: Evandro Oliveira / PMPA / CP

A nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e), também chamada de Nota Legal Porto Alegre, foi lançada nesta segunda-feira pelo prefeito José Fortunati e pelo secretário municipal da Fazenda, Jorge Tonetto. A iniciativa, segundo o secretário, permitirá que os contribuintes do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) emitam a nota fiscal no município com mais agilidade, segurança, redução de custos, além de facilitar a fiscalização pela secretaria.

O programa será realizado em etapas. Na primeira fase, 31 empresas previamente selecionadas pela Fazenda já estão habilitadas a emitir a NFS-e. As prestadoras de serviços podem emitir a nota fiscal pelo site www.notalegal.portoalegre.rs.gov.br. No site, também constam informações para emissão, bem como a lista das empresas que devem se cadastrar neste momento, informações sobre datas de adesão, documentação, benefícios, dúvidas frequentes e contatos com a Secretaria Municipal da Fazenda.

O secretário Tonetto explicou que a partir de 5 de janeiro de 2015 haverá o credenciamento de mais empresas por atividade econômica, com inclusão de segmentos também a partir de 1º de fevereiro e 1º de março de 2015. “É importante que os empresários fiquem atentos porque, a partir de abril de 2015, todos os prestadores de serviços com receita anual de R$ 240 mil ou superior, serão obrigados a emitir a nota fiscal eletrônica”, acrescentou.

O prefeito José Fortunati destacou o aumento da transparência e do controle. “Com a nota fiscal eletrônica, teremos um controle sobre a arrecadação e garantia de que cada centavo será aplicado da forma adequada”, explicou.

Conforme Jorge Tonetto, a Nota Legal Porto Alegre é também um programa de estímulo aos cidadãos para que solicitem o documento com CPF, quando contratarem serviços junto aos estabelecimentos credenciados. O sistema compreende academias, escolas particulares, lavanderias, creches, colégios, faculdades, cursos de idiomas, construtoras, conserto de eletrodomésticos, cabeleireiros, hotéis, oficinas mecânicas.

A utilização dos créditos gerados no programa Nota Legal Porto Alegre está em implantação e ocorrerá conforme cronograma a ser estabelecido pela secretaria, a partir de 2015. O programa devolverá parte do imposto a quem tomou o serviço e pediu a inclusão do seu CPF na NFS-e. O crédito poderá ser utilizado para o abatimento do IPTU. O programa prevê a realização de sorteios de prêmios.
FONTE : http://correiodopovo.com.br/Noticias/541524/Porto-Alegre-ganha-nota-fiscal-eletronica-de-servicoS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Actmilenio@ solicita que deixem aqui seus comentários: