OLÁ! SEJA BEM VINDO! Estudantes de Contabilidade, e empresários interessados em assuntos na área contábil! Neste Blog você irá encontrar diversos assuntos do dia a dia das empresas. Consulte aqui os arquivos do blog, use o índice por assuntos, assim como as diversas notícias e vídeos . Abraços! e boa leitura. J. Paulo Silvano Contabilista Proprietário e Sócio da Actmilenio@ desde 2003. ASSESSORIA CONTÁBIL TERCEIRO MILÊNIO LTDA

segunda-feira, 28 de março de 2011

Protocolo muda forma de tributação de ICMS nas compras virtuais

Na próxima segunda-feira, 28/03/11, os secretários de Fazenda de 17 Estados farão uma reunião em São Paulo para tratar da mudança na cobrança de ICMS que incide nas operações de comércio eletrônico.

No encontro, os secretários irão oficializar a decisão de cobrar o imposto no mercado de destino das mercadorias comercializadas – atualmente o ICMS incide no Estado de origem – retendo parte da arrecadação. A maioria das lojas que se dedicam às vendas pela internet se concentra nas regiões Sul e Sudeste.

“Somos favoráveis à venda de produtos pela internet, mas precisamos que o consumidor veja o seu imposto pago voltando em serviços sociais em seu Estado, e não em outro lugar do país”, afirma Edmilson dos Santos, secretário de Fazenda do Mato Grosso.

Segundo ele, somente em 2010, Mato Grosso deixou de arrecadar aproximadamente R$ 100 milhões por falta de uma legislação adequada ao comércio eletrônico.

O protocolo que regulamenta a mudança na cobrança deverá ser assinado no dia 1º de abril durante a reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), no Rio de Janeiro.

Além do Mato Grosso, a cobrança do imposto no mercado de destino da mercadoria será adotada pelos Estados do Norte e Nordeste.

Os Estados disputam a arrecadação de ICMS em uma modalidade de comércio que, em 2010, gerou R$ 14,3 bilhões em faturamento, representando crescimento nominal de 35% em comparado ao resultado obtido no exercício anterior.


Fonte: TI Inside

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Actmilenio@ solicita que deixem aqui seus comentários: