OLÁ! SEJA BEM VINDO! Estudantes de Contabilidade, e empresários interessados em assuntos na área contábil! Neste Blog você irá encontrar diversos assuntos do dia a dia das empresas. Consulte aqui os arquivos do blog, use o índice por assuntos, assim como as diversas notícias e vídeos . Abraços! e boa leitura. J. Paulo Silvano Contabilista Proprietário e Sócio da Actmilenio@ desde 2003. ASSESSORIA CONTÁBIL TERCEIRO MILÊNIO LTDA

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Mudança em empresas de gestão familiar

Mudanças em empresas de gestão familiar




Sabemos que para se atingir novos resultados é necessário fazer diferente aquilo que já se fazia. Esta é uma ótima afirmação, porém difícil de aplicar nas empresas, com destaque nas de gestão familiar. O mercado muda e junto com ele mudam os formatos de gestão. Estas atualizações devem ser constantes e isso não é novidade, pois a velocidade das mudanças é cada vez mais insuperável. Todas as empresas familiares enfrentam o grande momento de divisão das responsabilidades e das decisões que costuma causar desconfortos tanto para quem propõe as mudanças quanto para quem é mais conservador. O fato é: normalmente estas mudanças são sugeridas pelos indivíduos mais jovens ou que estão começando a auxiliar na gestão.

Como alterar o formato de gestão de uma empresa que há anos se mantém da mesma forma e obtém resultados que, para os gestores atuais, são satisfatórios?

O difícil é que isso mexe com a vaidade do “antigo” gestor do negócio o qual agora vê seus métodos sendo questionados. Na profissão de consultor organizacional já estamos familiarizados com estas realidades e por vezes nos vemos em meio a discussões de família. Convivendo com esta realidade já enxergamos algumas possíveis soluções para este problema. E uma delas é baseada em ações seguidas de análises, ou seja, de forma gradual vão se inserindo as mudanças que constantemente devem ser analisadas e seus resultados demonstrados para as pessoas que ainda estão arredias a estas alterações.

Para os mais jovens o aconselhável é desenvolver suas ideias e inserir-las lentamente na empresa, não invadindo o espaço dos outros. E para os gestores mais “antigos” é importante ressaltar: a concorrência tem mais dificuldade em lutar contra uma empresa que, em sua gestão, soma a experiência de quem está no mercado há anos, com a audácia, dos que estão com todo o “gás” para começar. Pois é neste ambiente que as inovações surgem e têm ótimos resultados.

Consultor empresarial

Enio Valli
Fonte jornal do comercio 30/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Actmilenio@ solicita que deixem aqui seus comentários: