Ação do Distrito Federal na formalização de empreendedores é exemplo para o País
Brasília integra o roteiro de missão técnica que está conhecendo iniciativas de sucesso; objetivo é incentivar e disseminar essas ações e contribuir com a meta de um milhão de formalizações até o fim de 2010
Dilma Tavares
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Missão técnica conhece as boas práticas do Distrito Federal na formalização de empreendedor individuais
Brasília - A meta do Sebrae no Distrito Federal de formalizar 9 mil empreendedores individuais até dezembro de 2010 foi batida em julho e a nova projeção para o ano passou a ser de 15 mil autônomos formalizados. O resultado já alcançado tem por base estratégias que envolvem desde pesquisa sobre o público-alvo até mobilizações de incentivo à formalização, orientações aos formalizados e capacitações de servidores públicos para atendimento a esses empreendedores, com a maioria das ações realizadas com parceiros envolvidos no processo.
O trabalho do Sebrae no Distrito Federal foi exposto na tarde de quarta-feira (11) para integrantes da missão técnica que começou a visitar casos de sucesso no incentivo à formalização por meio do Empreendedor Individual. A missão, organizada pelo Sebrae, conta com integrantes das unidades da instituição em Alagoas, Amapá, Pernambuco, Rondônia e Rio Grande do Sul; representantes do Sindicato da Micro e Pequena Indústria de Rondônia (Simpi/RO); da prefeitura de Maceió (AL) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
A visita ao Distrito Federal foi a primeira da missão que, nesta quinta-feira (12) segue para conhecer iniciativas desenvolvidas em Campo Grande (MS) e, na sexta-feira (13), em São Caetano do Sul (SP).
O trabalho no Distrito Federal tem por base especialmente uma pesquisa que traçou o perfil socioeconômico dos empreendedores informais, cujo número superou os 95,7 mil, conforme a Pesquisa Economia Urbana Informal no Distrito Federal (ECINF) realizada em 2003 pelo IBGE. A pesquisa do Sebrae no Distrito Federal, feita por meio do Instituto Fecomércio (IF) foi realizada em fevereiro de 2010 com 5.119 entrevistados.
A pesquisa permitiu saber, por exemplo, que a maioria dos empreendedores é do sexo feminino, ganha mensalmente de um a dois salários mínimos, atua nos setores de comércio e serviços, exerce a atividade sozinho ou conta com um ajudante, tem familiares dependentes da sua renda, tem ensino fundamental incompleto e não participa de entidade associativa. “A pesquisa orienta as estratégias para chegar até esses empreendedores”, explicou o diretor superintendente do Sebrae Distrito Federal, José Carlos De Luca.
Uma das estratégias são eventos nas regiões administrativas, conhecidas como cidades-satélites de Brasília, em parceria com as administrações regionais. Já foram promovidas 17 mobilizações. Elas começam com visitas em locais de grande concentração de empreendedores, instalação de carro de som em local estratégico, atrações como música ao vivo, informações e formalizações imediatas. Os empreendedores também falam sobre suas dificuldades, permitindo melhorias na atuação das instituições. Os participantes são cadastrados para retornos com mais orientações.
Quem já se formalizou recebe o ‘Passaporte do Empreendedor’, um cartão de identificação que também permite o acesso a outros serviços do Sebrae, como capacitações para melhoria dos negócios. O Sebrae Distrito Federal já capacitou servidores de 20 regiões administrativas, preparando-os para o atendimento ao público do Empreendedor Individual. Também conta com material informativo como Cartilha do EI e com manual que orienta o atendimento aos empreendedores.
Os integrantes da missão que segue nesta quinta-feira (12) para Campo Grande (MS) e na sexta (13) para São Caetano do Sul (SP), trocaram experiências na visita em Brasília. Leonardo de Abreu Carolino, do Sebrae Pernambuco, por exemplo, falou sobre dificuldades em fortalecer a rede de parceiros e da “importância do conhecimento de outras iniciativas para reforçar as ações locais”. A reunião contou com participação de representantes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
O Sebrae trabalha para contribuir com a meta nacional de um milhão de empreendedores individuais até dezembro de 2010. O objetivo da missão é disseminar ações de sucesso no incentivo à formalização via Empreendedor Individual. “O trabalho que vimos mostra o acerto da iniciativa”, avaliou a analista de políticas públicas do Sebrae, Helena Rego, que coordena a missão
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Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 8118-9821
www.agenciasebrae.com.br
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