OLÁ! SEJA BEM VINDO! Estudantes de Contabilidade, e empresários interessados em assuntos na área contábil! Neste Blog você irá encontrar diversos assuntos do dia a dia das empresas. Consulte aqui os arquivos do blog, use o índice por assuntos, assim como as diversas notícias e vídeos . Abraços! e boa leitura. J. Paulo Silvano Contabilista Proprietário e Sócio da Actmilenio@ desde 2003. ASSESSORIA CONTÁBIL TERCEIRO MILÊNIO LTDA

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Os cinco erros mais comuns em um plano de negócios

Os cinco erros mais comuns em um plano de negócios
postado por Debora Carrari - 14/02/10 às 18:00


Plano de negócios é ferramenta essencial e estratégica para qualquer empresa
O Papo de Empreeendedor, um dos blogs da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, discute empreendedorismo e reúne dicas interessantes para quem tem ou quer ter o próprio negócio. Esta semana, a colunista Ana Cristina Chaer Dib Netto falou sobre um assunto importante para as micro e pequenas empresas: os erros mais comuns no desenvolvimento de um plano de negócios.

Além da motivação e do capital mínimo para investir, quem vai abrir uma empresa precisa fazer um estudo de mercado e desenvolver um plano de negócios detalhado, um planejamento do que será feito em relação às finanças, recrutamento de pessoal, marketing, etc. O problema é que a maioria das pessoas não tem experiência no processo e acaba cometendo erros que podem comprometer o sucesso do empreendimento. Pensando nisso, o artigo mostra quais são os erros mais comuns na hora de fazer um plano de negócios. Confira a seguir.


Os 5 erros mais comuns

Inconsistência
Assegure-se de que as informações que constam no plano são consistentes. Informe-se sobre todos os aspecto do setor que pretende atuar, do mercado, dos competidores que irá enfrentar e avalie com cuidado as chances de viabilizar a empresa.

Não ouvir a opinião de especialistas
Fica mais fácil detectar possíveis erros se o planejamento for mostrado a um especialista da área ou potencial investidor. Isso pode evitar dores de cabeça futuras, depois que o negócio já saiu do papel.

Excesso de confiança
Ignorar a competição é outro erro comum no planejamento. É fundamental levar isso em conta e elaborar estratégias para sair ganhando. Mesmo que seu negócio aparente não ter concorrentes diretos, nunca subestime o poder da concorrência.

Ideias repetitivas
No preparo do plano de negócio, tente fazê-lo o mais atraente possível para investidores ou parceios em potencial. É importante atrair o interesse do leitor na primeira página do plano.

Uso de jargão
Evite usar termos específicos, ou linguagem excessivamente profissional ou acadêmica. É importante ser simples e direto para ser compreendido pelo maior número de pessoas possível.

fonte: blogdosempreededores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Actmilenio@ solicita que deixem aqui seus comentários: